sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Érica Zíngano discute literatura e artes visuais em oficina

 ÉRICA ZÍNGANO ABORDARÁ O "EU" E O "OUTRO" EM OBRAS ARTÍSTICAS. FOTO: ARQUIVO PESSOAL

A artista visual e mestranda em Letras pela Universidade de São Paulo Érica Zíngano vai ministrar a oficina eu / outro - relações -  literatura / artes visuais, a partir da próxima segunda-feira (8). Os encontros acontecem entre de 18h30 às 21h30, no SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90C, Praia de Iracema). A oficina acontece até 12 de novembro.

O curso irá apresentar diferentes perspectivas, literárias e artísticas, para a abordagem do EU e do OUTRO a partir do século XX, quando a Modernidade passou a problematizar a questão da autoria. Criadores da área da literatura e das artes visuais terão suas obras discutidas. No campo das letras, a ministrante abordará Fernando Pessoa (e seus hetenônimos), Gonçalo Tavares e Maria Gabriela Llansol, escritora pesquisada por Érica Zíngano em seu curso de mestrado na Universidade de São Paulo.

Já no universo das artes visuais, Érica Zíngano dialoga com Marcel Duchamp, Dora Longo Bahia, Rosangêla Rennó e Yuri Firmeza, dentre outros. Palavras-chave norteiam alguns dos debates, tais como "assinatura", "comunidade", "identidade" e "coletivo".

Érica Zíngano é artista visual, graduou-se em Letras (Português-Francês-Literaturas) na  Universidade Federal do Ceará (1999-2004), onde também concluiu o Curso de Especialização em Estudos Literários e Culturais (2005-2006).  Atualmente, cursa o mestrado em Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo, estudando percursos do EU no drama-poesia da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol (1931-2008), além de integrar a comissão editorial da Revista Desassossego (Revista eletrônica de alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Portugueses da Universidade de São Paulo).

Serviço
eu / outro - relações -  literatura / artes visuais (20 vagas)

De 8 a 12/11, no SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90C – Praia de Iracema)
De 18h30 às 21h30

Inscrições

Para se inscrever, envie ficha de inscrição para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem resposta por email. As inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário